top of page

Atelier Arteterapêutico  Online

O Atelier Arteterapêutico online oferece um método pautado no olhar sistêmico sobre o indivíduo (aspectos genealógicos, físicos, mentais) integrando no atendimento às abordagens terapêuticas da Constelação Familiar e da Arteterapia.​ Tem como finalidade possibilitar ao cliente um instrumento terapêutico que possibilite o despertar para as dinâmicas dos padrões de relacionamentos familiares que interferem no seu bem-estar, auxiliando-os a observar possíveis soluções que antes não eram perceptíveis.​ O atendimento é realizado on-LINE a partir de diversas âncoras (bonecos físicos ou virtuais, constelação no campo da água ou imagens internas); e dos processos criativos através do mecanismo das linguagens artísticas (artes visuais, música, dança, teatro) para acionar o lugar do criar na vida auxiliando o cliente a sair das formas repetitivas.  ​Dessa forma o cliente poderá ter consciência dos padrões que se repetem por gerações em sua árvore genealógica e que interferem na sua vida atual. Consciente desses padrões poderá com o método proposto libertar-se dos padrões que limitaram sua existência e viver o seu SER na sua potencialidade e essência. O atendimento pode ser realizado em uma única sessão ou de maneira recorrente em planos semanais ou quinzenais.

Rafaella de Mélo Cavalcante

Um processo de mudança, autoconhecimento e cura do meu sistema familiar

Rafaella de Mélo Cavalcante realiza atendimentos individuais em uma única sessão ou com acompanhamento semanal ou quinzenal, unindo em um método de transformação pessoal a Arteterapia e a Constelação Sistêmica Familiar, no formato on-line. O seu método de atendimento é ampliado com a integração às terapias dos Florais Sonoros, da Terapia Floral e do Reiki.

Rafaella é formada em Constelação Sistêmica Familiar pelo Constelar: Instituto de Práticas Sistêmicas do Brasil, em 2018; pós-graduada em Arteterapia com foco em Linguagens Corporais  pelo Centro Universitário da Vitória de Santo Antão (UNIVISA); Licenciada em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE e Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru - FAFICA.

“Minha graduação inicial foi em Ciências Sociais, ainda em 2001. Como primeira formação humana, me proporcionou anos de experiência e prática em projetos sociais de educação e inclusão social de jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social. Já o meu sistema familiar me fez olhar para os excluídos, para o oculto através do sofrimento, da escassez financeira e do adoecimento da família. E do encontro com o outro senti a vontade de expandir, crescer, mudar as camadas que me revestiam, e num mergulho na arte e na visão sistêmica me fiz Arteterapeuta e Consteladora Sistêmica Familiar. Com os instrumentos certos pude lançar um olhar criativo e sistêmico sobre os emaranhados dessa constelação que fazemos parte.”

  • Facebook
  • Instagram
IMG-20210408-WA0007.jpg

Abordagens Terapêuticas 

ARTETERAPIA - 
A busca pelo criativo que existe em todos nós

 

Arteterapia é um instrumento, uma profissão, uma disciplina do conhecimento, uma forma de ajudar na transformação das pessoas. Tem como foco a criatividade e o criativo que existe em todos nós.  Utiliza o mecanismo das artes visuais para acionar o lugar desse criar na vida, para sair das formas repetitivas. O potencial de saúde que envolve a arte e os processos criativos estão cada vez mais presentes nos consultórios e espaços terapêuticos.

Cortar formas

Indicação 

Não há nenhuma contra-indicação, nem de faixa etária, nem de uma especificidade. Tem como objetivo o estímulo às  transformações pessoais, ao processo criador, e ou educativo.

A imagem 

Na Arteterapia, o cliente vai vivenciar as imagens através de outros materiais e compreender internamente dialogando com a imagem, perguntando o que ela quer da gente. O arteterapeuta é um facilitador desse processo, vendo junto com o cliente o que a imagem quer contar. E esse lugar da imagem é muito importante, ele está dentro da relação terapêutica. A imagem trabalhada é um sujeito ativo. Há uma conotação diferente da forma mais usual de lidar com a arte.

Pensadores e teóricos

Dentre os referenciais teóricos no Brasil podemos citar Ângela Philippini, que é um referencial. E na Arteterapia, também é importante citar Nise da Silveira pelo trabalho de vanguarda utilizando arte com pacientes psiquiátricos graves na década de 40, trazendo o potencial de saúde da arte. Dentro dos pensadores no Brasil, ela é uma grande referência na utilização terapêutica da arte e no estudo científico iniciado nesse momento. O Museu do Inconsciente, no Rio de Janeiro, criado para preservar as imagens desenvolvidas pelos pacientes da Dra. Nise da Silveira é um importante legado. 

Histórico da Arteterapia no Brasil

Em termos formais e acadêmicos, teve início na clínica Pomar no Rio de Janeiro e em São Paulo no Instituto Sedes Sapientiae. Foram as primeiras instituições que começaram a trazer aterterapeutas de fora para darem cursos. Iniciaram as formações e depois as especializações. Mas no Brasil, em vários estados acontecia de maneira informal. No Rio e em São Paulo houve a sistematização do conhecimento que foi traduzido em formações. Em Goiana, aconteceu a primeira especialização na universidade, por exemplo. Hoje, o Brasil quase todo tem cursos de especialização. 

 

 

 

CONSTELAÇÃO SISTÊMICA FAMILIAR

O Reconhecimento das Ordens do Amor

A Constelação Sistêmica Familiar é uma prática terapêutica usada para tratar questões físicas e mentais a partir da revelação das dinâmicas ocultas de um sistema. Por meio desse método terapêutico é possível identificar acontecimentos que, mesmo desconhecidos, podem trazer problemas para a vida de uma pessoa.

Essa prática pode ser entendida como uma terapia breve, ou seja, que não requer repetidas sessões para elucidar uma questão. Isso acontece porque a constelação atua de forma energética e visa solucionar um conflito por vez. Suas dinâmicas consistem em montar o sistema familiar e entrar em contato com o campo morfogenético do sistema ao qual pertence o cliente. Esse contato possibilita identificar os motivos que podem ter ocasionado um desequilíbrio nesse sistema.

 

O Ministério da Saúde inclui a Constelação Sistêmica Familiar no rol de procedimentos disponíveis no Sistema Único de Saúde. A terapia foi incluída no escopo das Práticas Integrativas e Complementares (PICs) como forma de ser uma terapia complementar que pode contribuir para a saúde e bem-estar da população.

Mapa do Mundo Digital

ORIGEM

A terapia da Constelação Familiar foi criada pelo terapeuta, filósofo, teólogo e pedagogo alemão Bert Hellinger. Durante 16 anos, ele atuou como missionário na África do Sul, numa tribo Zulu, e percebeu que os integrantes da tribo possuíam uma dinâmica própria para a resolução de conflitos. "Ninguém tinha um problema na tribo. Quando algo acontecia, esse problema era de todos, não haviam fatos isolados e sim um porquê coletivo". Nos anos 1980, então, Hellinger começou a trabalhar com constelações familiares. 

 

Na década de 90, com o mapeamento do Genoma Humano, foi possível descobrir que os genes transmitem memórias ancestrais para gerações futuras. Essas memórias passaram a ser conhecidas em âmbito científico como memórias epigenéticas. Mais para frente o biólogo inglês Rupert Sheldrake fundamenta a teoria dos campos morfogenéticos.

 

No livro "Constelações Familiares - O Reconhecimento das Ordens do Amor", de Bert Hellinger e Gabriele Ten Hovel, é explicado que quando uma pessoa nasce, além da herança genética ocorre uma transmissão de informações por meio dos campos mórficos. Nesses campos existe uma espécie de memória coletiva da espécie a que se pertence. E essa memória é enriquecida em cada indivíduo da espécie e cada indivíduo dessa espécie está ligado a essa memória.

Grande árvore

LEIS SISTÊMICAS

 Quando Hellinger criou a Constelação Familiar ele descobriu, observou e validou as "Ordens do Amor". Essas leis têm o potencial de influenciar tanto a vida individual das pessoas quanto também um sistema familiar. O não cumprimento dessas leis é um dos fatores que pode desencadear desequilíbrios e emaranhamentos no sistema familiar, ocasionando assim em problemas afetivos, financeiros, fobias, doenças e tendências suicidas.

As "Ordens do Amor" são: Lei do pertencimento (uma pessoa precisa se sentir parte de um sistema familiar ou institucional e ter sua posição reconhecida e valorizada); Lei da hierarquia (o respeito a quem veio primeiro) Lei do equilíbrio (equilíbrio entre dar e receber).

 

Realizo meu trabalho partindo da premissa de que o ser humano é uno, é todo e faz parte de um todo maior, de um sistema. Antes de nós vieram outros, nossos ancestrais; pertencemos a um todo, a um sistemas; e vivemos em equilíbrio dentro desse sistema. Essas são as Leis sistêmicas que regem o trabalho das Constelações, as leis do amor, como chamou Bert Hellinger, criador da Constelação Familiar.

 

Christmas Lights

QUESTÕES QUE PODEM SER CONSTELADAS 

Toda questão ou tema trazido para uma constelação deve ser de grande importância para o constelado. As questões são às vezes problemas pendentes de longa data que atrasam a vida do cliente, independentemente de repetidas tentativas de mudança. 

 

A seguir alguns temas que podem ser trabalhados durante sua consulta: 

• Relacionamentos com familiares (pai, mãe, marido/esposa, filhos); 

• Problemas de saúde (dores crônicas, obesidade, depressão); 

• Envolvimentos com drogas, alcoolismo, violência; 

• Conflitos profissionais com chefes, colegas, empresas; 

• Mudanças de carreira; dificuldades em conseguir recolocação profissional; 

• Questões financeiras (heranças, divórcios, fracassos).

 

A proposta deste trabalho é exercitar o fechamento de alguns pontos que ficaram interrompidos nas relações familiares, nos tornando conscientes de padrões que se repetem por gerações e que interferem na nossa vida atual. Podemos despertar, lançando um olhar consciente para as questões ou temas importantes para nós, e assim, superar estes pontos que nos aprisionam, e que no passado podem nos ter feito sofrer e até adoecer e seguir em frente nas decisões propositivas.

 

 

 

 

 

 

 

SOBRE OS FORMATOS DE  ATENDIMENTO 

_edited.jpg

Atendimento Bonecos Virtuais

(Individual on-line em uma sessão)

O atendimento é feito em uma única sessão on-line utilizando uma plataforma vitual de bonecos. A sessão tem a duração mínima de 1 hora e máxima de 2 horas.

Essa prática pode ser entendida como uma terapia breve, ou seja, que não requer repetidas sessões para elucidar uma questão. Isso acontece porque a constelação atua de forma energética e visa solucionar um conflito por vez.

A Constelação Sistêmica Familiar é uma prática terapêutica usada para tratar questões físicas e mentais a partir da revelação das dinâmicas ocultas de um sistema. Por meio desse método terapêutico é possível identificar acontecimentos que, mesmo desconhecidos, podem trazer problemas para a vida de uma pessoa.
 

Suas dinâmicas consistem em montar o sistema familiar e entrar em contato com o campo morfogenético do sistema ao qual pertence o cliente. Esse contato possibilita identificar os motivos que podem ter ocasionado um desequilíbrio nesse sistema.

A proposta deste trabalho é exercitar o fechamento de alguns pontos que ficaram interrompidos nas relações familiares, nos tornando conscientes de padrões que se repetem por gerações e que interferem na nossa vida atual.

Podemos despertar, lançando um olhar consciente para as questões ou temas importantes para nós, e assim, superar estes pontos que nos aprisionam, e que no passado podem nos ter feito sofrer e até adoecer e seguir em frente nas decisões propositivas.

​Duração da sessão: 1h à 2h

Sessão ùnica

Valor: R$450,00


O pagamento pode ser realizado por meio de PIX, cartão de crédito ou Paypal

OBS.: 

Durante a consulta você e a especialista estarão frente a frente por meio de uma sala virtual.  Atualmente utilizamos a plataforma Zoom, na qual é possível se conectar com o especialista via aplicativo ou pelo próprio navegador. Após a realização do agendamento e pagamento da consulta, você receberá o link da sala virtual no email de confirmação. Cada consulta possui uma sala exclusiva, isso significa que só você e a especialista terão acesso à essa informação.

Necessário estar em local com acesso à internet e se possível sem interrupções e/ou distrações.

Beige Podium
White Structure
transferir.png

Acompanhamento Arteterapêutico com Abordagem Sistêmica

(planos semanais ou quinzenais) 

O atendimento pode ser feito em planos semanal (4 sessões no mês) ou quinzenal (2 sessões no mês) realizadas no formato online a partir de diversas âncoras (bonecos físicos ou virtuais, exercícios sistêmicos ou imagens internas); e dos processos criativos através do mecanismo das linguagens artísticas (artes visuais, música, dança, teatro) para acionar o lugar do criar na vida auxiliando o cliente a sair das formas repetitivas.

 

O Acompanhamento Arteterapêutico com Abordagem Sistêmica possibilita a você um instrumento terapêutico que auxiliará no despertar da criatividade para sair das formas repetitivas. Lançando um olhar sistêmico para as dinâmicas dos padrões de relacionamentos que interferem no seu bem-estar, você poderá ter consciência dos padrões que se repetem por gerações em sua árvore genealógica e que interferem na sua vida atual. Você poderá observar possíveis soluções que antes não eram perceptíveis. 

 

O cliente precisa lançar mão de um material básico para usar durante o atendimento como, por exemplo, lápis grafite, lápis de cor, hidrocor, giz de cera, canetinhas coloridas, papel A4, Papel A3, tesoura escolar, cola branca e de bastão, pincéis, tinta guache, massinha de modelar, imagens de revista, papel colorido, algumas fitas e fios. Ou mesmo materiais que tenham a seu alcance como temperos e materiais obtidos na natureza (folhas, flores, barro). 

Você pode optar pelo acompanhamento semanal ou quinzenal. Conforme seu progresso nas questões que te incomodam vai avançando, a terapeuta pode sugerir diminuir ou finalizar o acompanhamento.

Duração da sessão: 1h

Plano semanal: 4 sessões no mês - R$ 640

Plano quinzenal:  2 sessões no mês - R$ 340

 

O pagamento pode ser realizado por meio de PIX, cartão de crédito ou Paypal

OBS.: Durante a consulta você e a especialista estarão frente a frente por meio de uma sala virtual.  Atualmente utilizamos a plataforma Zoom, na qual é possível se conectar com o especialista via aplicativo ou pelo próprio navegador. Após a realização do agendamento e pagamento da consulta, você receberá o link da sala virtual no email de confirmação. Cada consulta possui uma sala exclusiva, isso significa que só você e a especialista terão acesso à essa informação.

Necessário estar em local com acesso à internet e se possível sem interrupções e/ou distrações.

  • Acompanhamento Arteterapêutico com Abordagem Sistêmica (pacotes semanais ou quinzenais)


    A partir de 96 Reais brasileiros
  • Acompanhamento Arteterapêutico com Abordagem Sistêmica (pacotes semanais ou quinzenais)


    A partir de 80 Reais brasileiros
  • Individual on-line


    400 Reais brasileiros
  • Atendimento Social Individual online


    266 Reais brasileiros

Perguntas frequentes

Abaixo estão as respostas às perguntas mais frequentes dos meus pacientes.
LEIA COM BASTANTE ATENÇÃO.
Se há algo que não respondi, não hesite em perguntar.
Para mais informações, entre em contato.
Será um prazer conhecer você pessoalmente em breve.

 

Por que esse serviço pode me ajudar?

Você vive uma das situações abaixo e quer identificar as causas para agir sobre elas? Caso sim, a Constelação pode te ajudar. 

Percebe que está repetindo padrões familiares? Tem medo de repeti-los?

Julga as atitudes dos seus pais?

Costuma se envolver em confusões da sua família?

Tem questões financeiras, como dificuldade de gerar mais renda ou de guardar dinheiro? Parece que tudo que você ganha desaparece?

Passa por desafios profissionais, como falta de reconhecimento ou dificuldade de crescer na carreira?

Enfrenta questões amorosas, como brigas, divórcio, traição? Não conhece atrair uma pessoa parceira?

Sente falta de vitalidade e energia?

 

 

O que devo esperar dessa abordagem terapêutica?

A proposta deste trabalho é exercitar o fechamento de alguns pontos que ficaram interrompidos nas relações familiares, nos tornando conscientes de padrões que se repetem por gerações e que interferem na nossa vida atual. Podemos despertar, lançando um olhar consciente para as questões ou temas importantes para nós, e assim, superar estes pontos que nos aprisionam, e que no passado podem nos ter feito sofrer e até adoecer e seguir em frente nas decisões propositivas.

 

 

Que questões podem ser consteladas?

Toda questão ou tema trazido para uma constelação deve ser de grande importância para o constelado. As questões são às vezes problemas pendentes de longa data que atrasam a vida do cliente, independentemente de repetidas tentativas de mudança. 

 

A seguir alguns temas que podem ser trabalhados durante sua consulta: 

• Relacionamentos com familiares (pai, mãe, marido/esposa, filhos); 

• Problemas de saúde (dores crônicas, obesidade, depressão); 

• Envolvimentos com drogas, alcoolismo, violência; 

• Conflitos profissionais com chefes, colegas, empresas; 

• Mudanças de carreira; dificuldades em conseguir recolocação profissional; 

• Questões financeiras (heranças, divórcios, fracassos).

 

 

Como funciona o serviço oferecido?

A consulta é feita online, com duração máxima de 2h. Não existe diferença em relação a um atendimento presencial. O que se percebe é que a comodidade do atendimento remoto é um facilitador para agendamentos e um melhor relaxamento durante a sessão, já que não existe deslocamento.

Após a realização do agendamento e pagamento da consulta, você receberá um e-mail com detalhamento de como acessar a sala virtual. Atualmente utilizamos a plataforma Zoom, na qual é possível se conectar com o especialista via aplicativo ou pelo próprio navegador.

Cada consulta possui uma sala exclusiva, isso significa que só você e a especialista terão acesso à essa informação. Nas videoconferências via Zoom, as comunicações são estabelecidas usando criptografia TLS de 256 bits, e todo o conteúdo compartilhado pode ser criptografado usando criptografia AES de 256 bits e criptografia ponta a ponta opcional. Você pode saber mais clicando aqui.

 

Quantas sessões são necessárias?

No Atendimento com Bonecos Virtuais é necessário somente uma consulta, o tema escolhido para ser trabalhado é constelado e o cliente percebe um alívio e uma reorganização daquela área da vida. Caso a pessoa sinta que precisa de um direcionamento extra para atuar com a mudança de pensamento, a terapeuta também oferece o Acompanhamento Arteterapêutico com Abordagem Sistêmica, caso seja de seu interesse mais sessões para conversar sobre o que veio à tona na primeira consulta e ter mais clareza e apoio para planejar seus próximos passos. 

 

O que acontece durante a sessão com bonecos virtuais?

A sessão começa com uma meditação breve para abertura da constelação e fechamento do tema que será trabalhado. Em seguida, o campo é aberto e os bonecos vão sendo posicionados na plataforma virtual chamada Orion. O foco é o posicionamento do tema no campo e não na história que a pessoa conta sobre o problema. Ao posicionar os bonecos, o cliente sente o que está acontecendo no campo, junto com a terapeuta, e através de frases de cura e movimentos dos bonecos, percebe um alívio com relação ao que está sendo trabalhado. Ao final da sessão, a pessoa sai com uma imagem mental da sua constelação, que deverá deixar atuar por ao menos quinze dias.

 

O que acontece durante as sessões recorrentes no Acompanhamento Arteterapêutico com Abordagem Sistêmica?

O atendimento é feito em planos que podem ser semanal (4 sessões no mês) ou quinzenal (2 sessões no mês).  Nas sessões são utilizadas diversas âncoras (bonecos físicos ou virtuais, exercícios sistêmicos ou imagens internas) e materiais plásticos para acionar o lugar do criar na sua vida, lhe auxiliando a sair das formas repetitivas. Você pode optar pelo acompanhamento semanal ou quinzenal. Conforme seu progresso nas questões que te incomodam vai avançando, a terapeuta pode sugerir diminuir ou finalizar o acompanhamento.

Você precisará ter em mãos um material plástico básico para usar durante o atendimento como, por exemplo, lápis grafite, lápis de cor, hidrocor, giz de cera, canetinhas coloridas, papel A4, Papel A3, tesoura escolar, cola branca e de bastão, pincéis, tinta guache, massinha de modelar, imagens de revista, papel colorido, algumas fitas e fios. Ou mesmo materiais que tenham a seu alcance como temperos e materiais obtidos na natureza (folhas, flores, barro). 

bottom of page